Ibiapaba FM 98,1 - Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade registram uma falha a cada dois dias em 2022

Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade registram uma falha a cada dois dias em 2022

Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade registram uma falha a cada dois dias em 2022


17/03/2023 07:27:02

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade registraram uma falha a cada dois dias em 2022. Segundo dados obtidos por LAI (Lei de Acesso à Informação), com exclusividade pelo R7, foram contabilizadas 157 falhas entre 27 de janeiro - quando a concessionária assumiu a gestão - até o final de dezembro. 

Diariamente, 705 mil passageiros utilizam as linhas para se locomover da zona sul da capital à Osasco e de Itapevi ao centro de São Paulo. Em dias de falhas, os usuários sofrem com a velocidade reduzida e o maior tempo de parada entre as estações, além das plataformas lotadas, principalmente nos horários de pico.

O ano passado também foi marcado por dois descarrilamentos de trens na estação Domingos de Morais, pela colisão de uma composição com problema no freio em uma barreira na Júlio Prestes e pela morte de um funcionário haitiano, que foi eletrocutado enquanto fazia a manutenção na casa das máquinas em Pinheiros.   

Apenas na Linha 8-Diamante, de acordo com os dados da LAI, foram registradas 70 ocorrências em 2022, sendo as principais causas: falha em equipamento (26), em trens (10) e na sinalização (7). Na Linha 9-Esmeralda, os problemas se repetem. Foram 87 ocorrências, sendo 29 de falhas em equipamento, 19 de sinalização e nove em trens.

O levantamento ainda mostra que 75% das falhas estão relacionadas a problemas estruturais ou de falta de manutenção. Somando as duas linhas, são 118 ocorrências incluindo falhas em equipamentos, trens, trilhos, sistema de alimentação elétrica, rede aérea e sinalização. 

Para Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP e perito em investigação de acidentes, essas sucessivas falhas são decorrentes de manutenções preventivas e preditivas - que estipula a vida útil de equipamentos - inadequadas por parte da ViaMobilidade, responsável pela gestão das linhas.

"É inaceitável falhas que paralisem as linhas em horários de pico. Há um prejuízo muito grande para milhares de pessoas e para o próprio sistema que perde a credibilidade. E tem como evitar essas falhas com as manutenções", critica o professor.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00