Confira 5 dicas da PMCE para dirigir com mais segurança na quadra chuvosa
Confira 5 dicas da PMCE para dirigir com mais segurança na quadra chuvosa
17/03/2023 07:58:40
A quadra chuvosa no estado do Ceará está intensa. Portanto, a Polícia Rodoviária Estadual elaborou cinco dicas valiosas voltadas especificamente para reforçar os cuidados ao dirigir nesse período de chuvas.
Antes de apresentar as dicas, cabe ressaltar que a chuva reduz capacidade visual do motorista, tornando mais difícil a visualização dos demais veículos. Tal condição pode tornar-se tão extrema ao ponto de impossibilitar o condutor de ver as margens das rodovias ou as faixas divisórias de pista.
Dito isto, vamos às dicas!
- Reduza a velocidade, de acordo com as condições de segurança: em tempo de chuva, um veículo precisará de 60 metros para parar se trafegar a 45 km/h e de 100 metros se trafegar a 70 km/h.
- Utilize o limpador de para-brisas e mantenha-os sempre em bom estado: os limpadores de para-brisa são feitos de borracha e se desgastam naturalmente com o tempo. Por esse motivo, é importante revisá-los periodicamente, principalmente no período chuvoso.
- Acenda os faróis de luz baixa: em dias de chuva, use os faróis acesos em luz baixa, independente da hora do dia. Assim, você pode ser visto mais facilmente. Lembre-se: Ver e ser visto por todos torna o trânsito mais seguro!
- Mantenha uma distância segura do veículo da frente: uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e haja tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.
- Evite a aquaplanagem: aquaplanagem é a falta de aderência dos pneus à via pela formação de uma “camada” de água entre a pista e o pneu. Para reduzir esse efeito, tire o pé do acelerador até retomar o controle completo da direção. Não freie bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, você poderá perder o controle do veículo. Segure o volante com firmeza, mantendo-o alinhado.