Deslizamento de terra deixa 45 famílias desalojadas por 'situação de risco' em Aratuba, no Ceará
Deslizamento de terra deixa 45 famílias desalojadas por 'situação de risco' em Aratuba, no Ceará
17/03/2023 08:46:34
Pelo menos 45 famílias deixaram suas casas e estão desalojadas por situação de risco após um deslizamento de terra desabar duas casas em Aratuba, no Ceará. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Defesa Civil, que trabalha no local.
O deslizamento aconteceu nesta quinta-feira (16) e matou três pessoas da mesma família. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares.
A Prefeitura Municipal de Aratuba informou que vai pagar um aluguel social às famílias que ficaram desalojadas por conta do risco de desabamento.
Pelo menos duas casas desabaram durante o deslizamento nesta quinta-feira, que ocorreu por volta de 12h, segundo a prefeitura do município. Dois dos mortos são mãe e filho, de 21 anos e de dois anos, respectivamente. O outro óbito foi de uma criança de oito anos.
"Desde ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão presentes aqui na região de Aratuba. As chuvas aqui iniciaram por volta de 9h, 10h. Só no período de 12h à uma da tarde, choveu 54 milímetros. Foi suficiente para comprometer essa região de Aratuba e causar esse movimento de massa", contou o tenenten-coronel Aroldo.
Conforme um morador da região, que preferiu não se identificar, a cidade está sendo atingida por fortes chuvas desde a última terça-feira (14).
Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Joerly Vitor, informou que após saber do ocorrido cancelou compromissos que tinha em Fortaleza e entrou em contato com o governador Elmano de Freitas e com as equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e Polícia Militar para dar o apoio necessário às famílias.
O governador Elmano de Freitas lamentou as mortes das mulher e das duas crianças e disse que as forças de segurança do governo do estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos. Além disso, o chefe do executivo confirmou que enviou equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências.
Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e realizam os trabalhos de busca, salvamento e resgate das vítimas.