Em meio a disputas entre EUA e China, Brasil se prepara para lançar novo satélite com asiáticos
Em meio a disputas entre EUA e China, Brasil se prepara para lançar novo satélite com asiáticos
17/03/2023 09:15:37
Em meio ao conflito geopolítico entre Estados Unidos e China, o Brasil prepara o lançamento de um novo satélite em parceria com o governo chinês, ainda no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para monitorar a Amazônia. A informação é da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Uma fonte no governo disse que a iniciativa não tem nenhuma relação com questões militares.
O equipamento serviria para monitoramento ambiental de todo o território brasileiro, inclusive da floresta amazônica, conhecida mundialmente pelas riquezas ambientais, minerais e genéticas, que são alvo de cobiça internacional. Historicamente, o uso de equipamentos estrangeiros para observação do território amazônico é alvo de polêmica.
Em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foram usados equipamentos vindos dos Estados Unidos no projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). À época, a empresa de equipamentos de defesa Raytheon forneceu o material.
O lançamento do novo satélite será tratado durante viagem de comitiva do governo brasileiro e de empresários à China. A viagem, que contará com a presença da ministra e do presidente Lula, acontecerá no fim deste mês.