Após três anos, açude Araras começa a sangrar e faz a festa da região Norte
Após três anos, açude Araras começa a sangrar e faz a festa da região Norte
11/04/2023 07:32:36
Depois de três anos, a região Norte do Ceará volta a festejar a sangria do açude Paulo Sarasate (Araras), em Varjota. Após dias de contagem regressiva e muita expectativa, o quarto maior reservatório do Ceará atingiu a sua capacidade máxima na noite desta segunda-feira (10/04). A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal e a água já começa a escorrer aos poucos pelo escama-peixe.
A movimentação de curiosos no distrito de Sangradouro foi intensa durante a Semana Santa e também pelo dia de hoje, quando se movimentavam os 2 cm restantes para transbordar. Os internautas que também acompanharam e até madrugaram ao vivo, aguardavam ansiosos por este momento.
Em 25 dias, o Araras aumentou 27,32% do seu volume – equivalente a 2,68 metros.
A última vez que ele havia sangrado se deu em 23 de abril de 2020, durante a pandemia, sendo a 21ª vez desde a sua inauguração em 1958.
Com capacidade para armazenar até 859 milhões de m⊃3; de água, está sobre o leito do rio Acaraú, entre Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria; é responsável pelo abastecimento de cinco cidades, além da irrigação de milhares de hectares e da criação de peixes.