Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia de São Benedito
Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar e conduzido à delegacia de São Benedito
12/04/2023 14:46:16
Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar e conduzido à delegacia de São Benedito suspeito de postar mensagens em um grupo de whatsapp, fazendo referência a ataques em escolas. Segundo a PM, o teor da mensagem seria se caso houvesse um ataque a escola ele iria defender a instituição por ser integrante de uma facção criminosa. Na casa onde o jovem reside no bairro ABC, a polícia encontrou duas armas de brinquedo no quarto do referido adolescente, bem como um caderno com foto de armamento. Na companhia do pai, o jovem foi conduzido à Delegacia do município, onde foi enquadrado por crime análogo a organização criminosa.
PREVENÇÃO
De forma preventiva, equipes da Polícia Militar atuam realizando rondas e paradas de viaturas em pontos-bases na frente de escolas públicas e privadas e vêm mantendo conversas de aproximação com diretores e responsáveis por unidades de ensino.
INVESTIGAÇÃO
Em paralelo a isso, há o trabalho de inteligência e investigação. Informações associadas ao assunto e a perfis em mídias sociais são monitoradas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin). Do dia 03 de abril de 2023 até a tarde da terça-feira (11), 18 autorias de perfis em mídias sociais foram identificadas. Destes, seis pessoas foram conduzidas a unidades da Polícia Civil. Um deles – um adulto de 21 anos – foi preso em flagrante por armazenar pornografia infantil e é investigado por ameaçar escola. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido em flagrante por um Ato Infracional análogo ao crime de ameaça. Com relação às outras quatro pessoas – três adolescentes de 12, 14 e 15 anos e um adulto de 21 anos -, foram registrados quatro Boletins de Ocorrência. Celulares foram apreendidos. Diligências seguem em andamento.
FAKE NEWS
A Secretaria de Segurança Pública, ressalta a importância das pessoas confirmarem qualquer informação que recebam antes de divulgarem nas redes sociais. Sobre os perigos da divulgação de fake news, a pasta frisa ainda que provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto é crime, com pena de quinze dias a seis meses, ou multa.