Ibiapaba FM 98,1 - Elmano sanciona lei do reajuste do piso dos professores no Ceará

Elmano sanciona lei do reajuste do piso dos professores no Ceará

Elmano sanciona lei do reajuste do piso dos professores no Ceará


03/05/2023 08:35:31

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou nesta terça-feira, 2, a lei que estabelece o reajuste de 14,95% no piso da carreira dos professores e professoras do Ceará. O novo piso começa a ser aplicado a partir de junho deste ano.

O reajuste de 14,9% no piso salarial dos profissionais do magistério foi determinado no dia 16 de janeiro deste ano pelo ministro da educação Camilo Santana (PT). No Ceará, o reajuste irá beneficiar cerca de 56.800 docentes.

“A Assembleia aprovou essa matéria por unanimidade, o que demonstra que valorização do professor, graças a Deus e nossa construção política, é unanimidade no Ceará. Quero saudar deputados que fazem a base e deputados que fazem oposição, porque essa matéria foi votada por unanimidade”, ressaltou o governador na assinatura.

O projeto que garante o piso foi aprovado previamente pela Assembleia Legislativa (Alece) no início de abril em rápido trâmite. O índice de reajuste foi apresentado na segunda-feira, 10, e a mensagem chegou no parlamento na noite do mesmo dia.

Na terça-feira, 11/4, a mensagem começou a tramitar, foi aprovada em reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e em reunião extraordinária conjunta das Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Orçamento, Finanças e Tributação; de Educação Básica e de Previdência Social e Saúde.

Profissionais em início de carreira, com vencimento-base abaixo do piso, receberão os valores retroativos a janeiro passado. Esse retroativo tem previsão de ser pago até o fim de 2024. Os demais professores receberão a partir de junho.

De acordo com a gestão, com o reajuste, a remuneração para um professor em início de carreira, com 40 horas semanais, passa a ser de R$ 6.147,69. Já para um professor no último nível da carreira, com doutorado, passa a R$ 17.642,70.

Esse é o ganho global, na qual se somam o vencimento-base, gratificação de regência de classe, Parcela Variável de Redistribuição (PVR) e auxílio alimentação, pago a todos os professores com carga horária de 40 horas semanais.

“O Ceará saí mais uma vez na frente. É referência para o país. Hoje é o único Estado a aplicar a lei do piso integralmente, tanto em relação à jornada de classe, como também em relação ao valor”, afirmou, Reginaldo Pinheiro, vice-presidente do Sindicato Apeoc, que representa os professores. Ele destacou que o piso será aplicado para todos os níveis e status, como aposentados, efetivos, temporários e pensionistas.

 

 

 

 

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59