Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade termina com atividades no ceara
Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade termina com atividades no Maciço, Icapuí e Caucaia
29/05/2023 11:11:09
Neste sábado (27), a Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade 2023, promovida pela Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), terminou com ações no Maciço de Baturité, Icapuí e Caucaia. Na programação, muita educação ambiental, plantio de mudas, trilha e visita a museu. Com o tema “Mata Atlântica Cearense: conhecimento, conservação e sustentabilidade, em tempos de mudança do clima”, o evento foi aberto, dia 21, no Parque Estadual do Cocó, com exposição sobre a Mata Atlântica “cearense”.
No Maciço de Baturité, as atividades de encerramento começaram cedinho. Às 7 da manhã, aconteceu a Blitz Educativa na via frontal da sede da unidade de conservação (UC) estadual, Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito cara-suja. O secretário de Planejamento e Gestão da SEMA, Gustavo Vicentino, participou. Também participaram, o gestor Wlademir Theotônio, da UC estadual Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e representantes da ONG Aquasis e do Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha. O evento contou com presença da população local. e população local.
De acordo com o gestor, quem passava recebia muda de espécie nativa do bioma (ipês roxo e amarelo, cedro, jatobá) e ficava informado sobre a importância da Mata Atlântica e a conservação da biodiversidade da mesma. Na ocasião, os transeuntes eram convidados a conhecer o museu. No acervo do espaço estão plantas, aves, mamíferos, insetos e cobras. A secretária do Meio Ambiente de Guaramiranga, Natália Correia, participou da atividade que contou também com a presença de 20 alunos da EEM São Luís de Pacoti. “Cerca de 200 pessoas participaram da ação, entre blitz e visita ao museu, e distribuímos 250 mudas”, disse.
Os representantes das entidades que compareceram ao evento de encerramento, no Maciço, realizaram o plantio de mudas de Ipê Amarelo em uma área, dentro da poligonal da UC, impactada pela queda de uma árvore de grande porte e que abriu uma clareira na mata. Uma das árvores recebeu o nome do secretário Vicentino, da SEMA. Quanto ao Museu, é um projeto que está sendo desenvolvido no âmbito do programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente SEMA/Funcap. Localizado no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, conta com um acervo científico de mais de 10 mil espécimes da fauna e flora do Ceará.
Caucaia
No Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), a manhã foi voltada ao reflorestamento e celebração pelo 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica. De acordo com a bióloga da UC, Roberta Rocha, foi um dia de reconhecimento ao valor inestimável desse tesouro natural. “Hoje, estamos aqui, juntos, para promover a conscientização, ações de conservação e o uso sustentável dos recursos desse bioma, que abriga uma incrível variedade de flora e fauna, proporcionando um habitat para espécies únicas e ameaçadas de extinção, além de fundamental para a regulação do clima, a conservação da água e a manutenção da biodiversidade”, afirmou.
No balanço do Botânico, a semana encerra contabilizando o plantio de 100 mudas de espécies nativas nas trilhas ecológicas, bosque dos ipês e nas áreas degradadas da UC. Ela informou que os plantios foram realizados juntamente com as escolas visitantes e colaboradores do Parque Estadual. “O plantio na área degrada foi realizado pelos servidores que plantaram 50 mudas. Já os estudantes do Liceu de Caucaia plantaram 30 mudas nas trilhas”, explicou. A caraúba, timbaúba, torém, angico preto, chichá, ipê roxo, são algumas das espécies encontradas na Mata Atlântica.
Icapuí
Em Icapuí, às 7 da manhã começou a atividade de replantio do mangue no Bosque da Memória, na APA Manguezal da Barra Grande. A atividade foi coordenada pela Fundação Brasil Cidadão. O Bosque da Memória, lançado em todo o Brasil, em 2020, é um espaço criado, em áreas de Mata Atlântica com o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da COVID-19 e em agradecimento aos profissionais de saúde no Brasil. Além do Manguezal da Barra Grande, tem Bosque da Memória, nas UCs estaduais: Parque do Cocó, Parque Botânico e APA da Serra de Baturité.
Dia Internacional da Biodiversidade
O dia, criado no âmbito da ONU, em 22 de maio de 1992, “tem o intuito de conscientizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas”. A data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.