Inep: 56% das crianças brasileiras não foram alfabetizadas na idade certa em 2021
Inep: 56% das crianças brasileiras não foram alfabetizadas na idade certa em 2021
01/06/2023 08:46:50
Dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental terminaram o ano letivo sem serem alfabetizados.
O estudo ouviu mais de 340 professoras de 206 municípios para discutir o conjunto de competências que categorizam um estudante como alfabetizado. O objetivo da pesquisa é criar um padrão de avaliação unificado para todo o Brasil.
A partir dos dados, foi possível criar uma nota de corte utilizando como base a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de testes e questionários aplicados a cada dois anos para indicar a qualidade do ensino brasileiro.
Se o aluno fizer 743 pontos ou mais na avaliação, é considerado alfabetizado. Caso pontue menos, é categorizado como não alfabetizado.
Seguindo essas premissas, o estudo mostrou que dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental que fizeram a avaliação em 2019, último ano antes da pandemia, 60,3% foram alfabetizados, enquanto 39,7% não atingiram a nota de corte.
Já em 2021, com dados da primeira prova aplicada durante a pandemia, é possível visualizar que mais da metade dos alunos não chegou à pontuação que indica a alfabetização.
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, participaram da solenidade de lançamento da pesquisa em Brasília, nesta quarta-feira, 31.