Ibiapaba FM 98,1 - Enem 2023: como funciona o atendimento especializado

Enem 2023: como funciona o atendimento especializado

Enem 2023: como funciona o atendimento especializado


04/07/2023 08:23:40

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira, dia 3, o resultado de quem solicitou atendimento especializado e tratamento pelo nome social nas provas do Enem 2023.

Para conferir se o pedido foi aceito, o candidato deve entrar na Página do Participante do Inep e realizar o login para saber o resultado.

No ano passado, 35.974 participantes contaram com recursos de acessibilidade para realizar as provas. Desse público, o maior número de solicitações foi de candidatos que possuem déficit de atenção (10.481), baixa visão (5.570) e de deficientes físicos (4.573).

Foram 16 tipos de recursos de acessibilidade disponíveis para o exame impresso e seis para o digital.

Já segundo o edital deste ano, estão entre os motivos para solicitar o atendimento especializado: visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica.

“Cada atendimento especializado possui recurso de acessibilidade e organização de acordo com o grau e o tipo da deficiência”, afirma Débora Stelzer, diretora pedagógica do Cursinho da Poli.

“Essas são condições que farão com que esse candidato faça a prova no tempo em que ele consegue fazer. É uma oportunidade para esses estudantes entrarem na universidade.”

NO AR Café Com Notícias
Juliana Lopes, Karla Costa - 07:00 às 08:00