Caetanos de Cima, no litoral cearense, promove ecogastronomia em experiência de luxo natural
Caetanos de Cima, no litoral cearense, promove ecogastronomia em experiência de luxo natural
07/07/2023 09:34:53
O nome do lugar é Ecocamping Lumiar. Fica em Caetanos de Cima, distrito de Amontada, litoral oeste cearense. Diversos motivos o tornam querido. A chegada de buggy após travessia pela praia; a decoração otimista, repleta de frases espalhadas pelo espaço; as acomodações tão simples quanto confortáveis; e, sobretudo, a experiência gastronômica proporcionada por mãos habilidosas e engajadas. Impossível desgostar.
Esta é a quinta reportagem da série Ceará, Rotas de Amar, que percorre diferentes lugares da terrinha destacando a importância do turismo baseado nas riquezas do oceano. O especial multimídia integra o projeto “Praia é Vida”, promovido pelo Sistema Verdes Mares, com ênfase na valorização e sustentabilidade desse meio indispensável para todos nós.
Falando da comida do Ecocamping, sintetiza bem o movimento abraçado por toda a comunidade de Caetanos de Cima: o conceito de Ecogastronomia. É praticamente uma filosofia de vida, na qual a preservação da biodiversidade, o respeito ao alimento e ao agricultor, o uso consciente dos recursos naturais e a escolha de ingredientes de qualidade são pilares seguidos à risca e com bastante atenção por todos.
“Desenvolvemos a culinária tradicional da região, na qual os pratos são propriamente de Caetanos de Cima, preparados com ingredientes plantados e colhidos aqui”, explica Graciele Sousa, 26, proprietária do Lumiar junto ao pai e à mãe. Os três, junto a voluntários que chegam de todos os cantos do Brasil e do mundo, tocam o projeto de modo a proporcionar uma vivência completa de hospedagem e alimentação. Vamos conhecer?