Vacina contra o tipo mais agressivo de câncer de pele
Vacina contra o tipo mais agressivo de câncer de pele avança para a fase final de testes
27/07/2023 08:30:20
As farmacêuticas MSD e Moderna anunciaram, nesta quarta-feira (26), o início da terceira e última fase de testes — antes do pedido de registro às agências reguladoras — de uma vacina contra o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.
O imunizante utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma de muitas vacinas contra a Covid-19, e a ideia é que ele faça parte de uma terapia combinada com o medicamento Keytruda, um anticorpo monoclonal.
Chamada de V940, a terapia visa células cancerígenas que produzem proteínas específicas que o sistema de defesa do nosso corpo não é capaz de reconhecer.
A nova fase dos testes clínicos prevê a inclusão de 1.089 pacientes, em 165 centros de pesquisa, localizados em mais de 25 países.
O objetivo principal do estudo é avaliar a sobrevida livre de recorrência, que é o tempo que um paciente vive sem que o câncer volte.
Os objetivos secundários incluem a sobrevida livre de metástase em outras partes do corpo, a sobrevida global e a segurança.
"O início do estudo V940-001 Fase 3 é um marco empolgante e importante para nós enquanto trabalhamos com nossos colegas da Merck [marca norte-americana da MSD] e a comunidade de pacientes com melanoma para investigar como a terapia individualizada com neoantígenos pode potencialmente transformar o tratamento da forma mais grave de câncer de pele", disse o vice-presidente sênior da Moderna e chefe de desenvolvimento, terapêutica e oncologia, Kyle Holen.