Lula relança programa Luz para Todos
Durante o evento, Lula afirmou que serão fornecidas energias elétricas para 150 mil pessoas que ainda não têm acesso a esse serviço.
05/08/2023 08:41:08
Em cerimônia na cidade de Parintins, no Amazonas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou nesta sexta-feira (4) o Programa Luz para Todos, cujo objetivo é garantir o fornecimento de energia elétrica às áreas rurais, especialmente no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal.
Lula enfatizou que o governo está comprometido em cuidar da Amazônia, sobretudo das comunidades que habitam a região.Cuidar da Amazônia é a gente começar dizendo que não quer transformar a Amazônia em um santuário, que a gente quer cuidar de cada igarapé, de cada animal, de cada passarinho, de cada flor, da nossa água, mas sobretudo, eu quero cuidar do povo, que mora aqui.
Nós vamos fazer o que precisa ser feito, nós não aceitaremos e não há admitiremos garimpo ilegal em terra pública, madeireiro ilegal”, declarou o presidente.
Lula destacou que, na próxima semana, participará da Cúpula da Amazônia, em Belém, onde os presidentes dos oito países amazônicos discutirão políticas conjuntas para o desenvolvimento sustentável da região.
Durante o evento, Lula afirmou que serão fornecidas energias elétricas para 150 mil pessoas que ainda não têm acesso a esse serviço. No governo anterior, o programa atendeu a 16 milhões de pessoas.
O presidente enfatizou que o programa Luz para Todos é apoiado pelas pessoas que conhecem as dificuldades de trabalhar com candeeiros e sentir a fumaça do querosene, mas que desejam ter luz elétrica em suas casas.
A expectativa do governo é beneficiar até 500 mil famílias até 2026 com a nova fase do programa Luz para Todos. Essa etapa está alinhada com diretrizes que visam combater a pobreza energética e valorizar a cultura das comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.