Ibiapaba FM 98,1 - Febraban alerta contra golpes do consignado

Febraban alerta contra golpes do consignado

Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para obter o empréstimo.


11/08/2023 08:26:16

Ao contratar empréstimos consignados, o consumidor deve desconfiar de promessas de vantagens exageradas. O alerta é da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Nesta quinta-feira (10), as polícias do Rio Grande do Sul e do Ceará cumpriram 18 mandados de prisão contra uma quadrilha que aplicava o golpe do empréstimo consignado. De acordo com a investigação, centenas de aposentados e servidores públicos foram lesados em todo o país.

As quadrilhas fazem anúncios em sites na internet e oferecem crédito com condições muito atrativas, em que prometem, inclusive, a liberação fácil de dinheiro para consumidores negativados.

Ofertas tentadoras de juros reduzidos podem esconder golpes como o do falso empréstimo, em que o fraudador se passa por um funcionário de uma instituição financeira e pede a antecipação de alguma parcela para que possa liberar o dinheiro ou realiza transações fraudulentas em nome da vítima.

Quando o interessado preenche o cadastro nesses sites fraudulentos, os bandidos entram em contato e pedem que ele assine um suposto contrato, mas, sem que o usuário perceba, inserem cláusulas que impõem multas caso haja desistência.

Para que o falso empréstimo seja liberado, os bandidos pedem o pagamento de taxas e impostos e dizem que a prática é normal.

A Febraban explica que não existe nenhuma modalidade de empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, seja de preenchimento de cadastro, seja de supostos adiantamentos de parcelas, e esclarece que esse tipo de abordagem é fraude.

• Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para obter o empréstimo.

• Sempre pesquise e verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos.

NO AR Voz da Libertação
- 18:00 às 19:00