Prefeituras de 11 Estados Pararam suas Atividades por falta de Verba do Governo nesta Quarta (30 )
O movimento foi intitulado como "Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar" e está recebendo o respaldo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)
30/08/2023 09:33:20
Prefeituras de 11 estados paralisaram suas atividades Hoje quarta ( 30 )
Dados enviados pelas prefeituras cearenses à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Revelam que 61% delas Fecharam as contas no Vermelho nos seis Primeiros Meses do ano.
Em 2022, no mesmo período, a situação atingiu um percentual bem menor, de 11% e esse ano (2023) a falta de repasse chegou a 30% . Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o cenário se explica pela queda dos repasses federais decorrente do atraso do pagamento de emendas parlamentares.
A organização cita, ainda, a "expansão generalizada do gasto público, em especial das despesas de custeio" como o outro motivo do déficit nos municípios cearenses.
A queda dos repasses foi o que motivou a greve de prefeitos nesta quarta-feira (30),A mobilização foi organizada pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) com a campanha "Sem FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não dá".
Além dos estados nordestinos, também está prevista a participação de municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
350 municípios da Bahia, 217 do Maranhão e 168 do Ceará devem aderiram à greve.