Ceará receberá sistema da Meta e do governo para ajudar na busca de desaparecidos
Para Dino, o êxito dessa estratégia nessas três primeiras unidades da federação fará com que o recurso seja estendido para o restante do País, conforme adesão voluntária dos governos estaduais.
31/08/2023 09:12:57
A Meta, empresa que detém o Facebook, o Instagram, o Threads e o WhatsApp, anunciou nesta quarta-feira (30) que vai rodar no Brasil o Amber Alerts, um sistema que ajuda a localizar desaparecidos. A iniciativa tem parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e começará pelo Ceará, pelo Distrito Federal e por Minas Gerais.
A ferramenta exibirá, no Instagram e no Facebook, fotos e descrições das roupas com as quais crianças e adolescentes tidos como desaparecidos foram vistos pela última vez.
O recurso faz parte de um projeto de busca de pessoas desaparecidas da pasta comandada por Flávio Dino. O objetivo é promover uma expansão gradual dos alertas para todos os estados brasileiros até o início de 2024.
Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar justificou a escolha dos três estados iniciais por já terem "políticas minimamente estruturadas no trato da política de pessoas desaparecidas" e por terem se voluntariado a fornecer instrumentos tecnológicos, de pessoal e de logística, para a estruturação inicial do projeto.
Para Dino, o êxito dessa estratégia nessas três primeiras unidades da federação fará com que o recurso seja estendido para o restante do País, conforme adesão voluntária dos governos estaduais.
"Creio que todos os estados vão participar, porque é, evidentemente, uma ferramenta muito eficiente para essa difusão de informações", disse o ministro.
Os avisos de emergência aparecerão no feed de usuários do Facebook e do Instagram, que estiverem a um raio de 160 quilômetros de onde o menor de idade foi visto pela última vez. O alerta poderá ser compartilhado.
O aviso será ativado logo após o desaparecimento ser reportado pelas delegacias locais e o Laboratório de Operações Cibernéticas, do Ministério da Justiça, enviar as informações para a Meta.