Médica avalia criança como 'pessoa fingindo ser doente', e mãe denuncia atendimento
Cibeli Rocha procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte, na Grande Fortaleza, quando a filha se queixava de fortes dores no braço.
19/09/2023 15:29:27
A mãe da criança que denunciou uma médica por diagnosticar a filha como "pessoa fingindo ser doente" disse a profissional que fez o atendimento "apalpava com força e mexia o braço da minha filha como se não tivesse nada". Apesar da avaliação da médica, a criança tinha uma rachadura no osso do braço e suspeita da presença de um tumor.Cibeli Rocha, a mãe da criança, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte, na Grande Fortaleza, na noite de quinta (14), quando a filha se queixava de fortes dores no braço. A mãe relata que a criança não conseguia erguer o próprio braço, mas o membro era erguido quando puxado pela médica.
"Diante disso, ela disse que minha não tinha nada, e eu questionei que ela tinha dito diagnosticado só no olho, sem pedir nem um raio-x", relata a mãe.
Após exigir, a profissional de saúde encaminhou a criança para um raio x, com o registro de que a paciente estava fingindo uma doença. "Eu perguntei se era aquilo mesmo, se minha filha estava fingindo. Ela disse 'sim, estava'; e eu respondi, 'pois tudo bem, eu só queria ouvir isso da sua boca'.
Agora, as duas aguardam o resultado do laudo. A criança continua tomando analgésicos.
Mesmo com o diagnóstico, a mãe não acreditava que a filha fingia dor, já que ela relatava fortes dores há dias. "Ela não queria atestado pra faltar aula nem trabalho, é uma criança com dor, ela não iria fingir isso", defende.
Ela registrou boletim de ocorrência contra a médica na Delegacia Municipal de Horizonte e em seguida retornou à UPA, exigindo ser atendida por outra profissional.