Ibiapaba FM 98,1 - Aquecimento global já afeta mais de 70% das fazendas do mundo, mostra estudo com produtores

Aquecimento global já afeta mais de 70% das fazendas do mundo, mostra estudo com produtores

As mudanças bruscas de clima já afetam os negócios de 71% dos produtores rurais.


22/09/2023 08:40:03

As mudanças bruscas de clima, com ondas de calor intenso, fortes tempestades e períodos de estiagem, entre outros fenômenos meteorológicos decorrentes do aquecimento global, já afetam os negócios de 71% dos produtores rurais. O resultado é de um levantamento que ouviu 800 agricultores de Brasil, Austrália, China, Alemanha, Índia, Quênia, Ucrânia e Estados Unidos.

A pesquisa também mostra que 76% desses produtores estão preocupados com as consequências das mudanças climáticas no futuro.

"Os agricultores estão sentindo os efeitos adversos das mudanças climáticas em seus campos e, ao mesmo tempo, têm um papel central no enfrentamento desse desafio.

É por isso que é tão importante fazer com que a sua voz esteja em primeiro plano", disse Rodrigo Santos, presidente global da divisão agrícola da Bayer, empresa que encomendou o estudo, chamado "Farmer voice".

Os produtores contaram quais foram os eventos climáticos que vivenciaram com mais intensidade em suas propriedades nos últimos anos, na comparação com épocas anteriores: 70% contaram já ter sofrido algum tipo de efeito de altas temperaturas e secas; 45% mencionaram apenas as temperaturas muito elevadas; 35% citaram os longos períodos de calor excessivo; e 33% se queixaram das secas.

Outros problemas decorrentes das alterações climáticas apontados pelos entrevistados foram as mudanças de temperaturas de um extremo a outro, citadas por 31% dos agricultores: os ventos muito fortes (27%); chuvas de grande intensidade ou inundações (24%); temperaturas muito baixas (14%); e longos períodos de baixas temperaturas (12%).

Apenas 10% dos participantes da pesquisa afirmaram não ter passado por nenhuma dessas situações. Os efeitos foram sentidos de forma mais aguda no Brasil, na Índia e no Quênia.

As mudanças do clima já levaram os produtores a terem perdas econômicas. Os entrevistados estimaram que, em média, tiveram sua renda diminuída em 15,7% nos últimos anos, sendo que um em cada seis identificou perdas de receita acima de 25%.

Também foi reportada, por 73% dos agricultores ouvidos, aumento de pragas e doenças nas lavouras.

Fonte: R7

NO AR Top Hits
Pedro Alisson - 08:00 às 11:00