Dois milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional
Segundo o ministério, um dos benefícios da nova carteira é a possibilidade de ela integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real.
31/10/2023 08:35:23
O Brasil alcançou a marca de 2 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta segunda-feira (30). O novo documento não tem mais o RG (Registro Geral); apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.
A CIN passará a ser oferecida por todos os estados brasileiros e pelo Distrito Federal a partir da próxima segunda-feira (6). Inicialmente, a data seria 6 de março deste ano, mas o prazo foi prorrogado pelo governo federal.
Atualmente, 12 estados já fazem essa emissão: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perder e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado.
Segundo o ministério, um dos benefícios da nova carteira é a possibilidade de ela integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real.
Uma mudança importante promovida com o novo documento é o fim de uma carteira de identidade por estado. Com a nova carteira, o documento passa a ser nacional, ficando também disponível em formato digital, no aplicativo Gov.br.