Policiais são acusados de agredir preso em cadeia até homem perder movimento das pernas
Dois agentes de segurança foram afastados das atividades
10/11/2023 10:05:24
Dois policiais penais foram denunciados por agredir um interno com chutes e socos na cadeia pública de Juazeiro do Norte, a 489,2 km de Fortaleza, no ano de 2022. O detento ficou sem os movimentos das pernas e faz uso de cadeira de rodas, conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE). Abertura do processo para apuração do caso pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD) e afastamento de Emanuel de Sá Carvalho e Paulo Henrique Vieira dos Santos das atividades foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 7.
Conforme o documento, ao ser ouvido pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca do Crato, o interno Carlos Alberto Carvalho dos Santos afirmou que estava preso no setor de triagem e, antes de ingressar na área de convivência dos presos, o policial penal Emanuel teria comentado que o detento pagaria pelo que ele tinha feito, referindo-se a furtos praticados pelo preso.
A SAP cita ainda a transparência na colaboração com o poder judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Corregedoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança, além de apontar a implementação de câmeras corporais em todo o sistema prisional do Ceará.