Ibiapaba FM 98,1 - Comunidade quilombola cearense requer ao STF entrar como interessada em ação do litígio

Comunidade quilombola cearense requer ao STF entrar como interessada em ação do litígio

Hoje nós estamos aqui na sexta geração e a gente nasceu e se criou nessa comunidade


07/12/2023 09:33:33

Quase dois séculos de vivências e memórias de pelo menos seis gerações estão marcados no território da comunidade remanescente de quilombo Três Irmãos, que está localizada entre os municípios cearenses de Croatá e Ipueiras. A comunidade quilombola fica em área pleiteada pelo estado vizinho na Ação Cível Originária nº 1.831, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011.

Para defender os direitos do povo tradicional àquele território e garantir o sentimento de pertencimento à sua cultura e às suas raízes, a Associação Comunitária da Comunidade Remanescente de Quilombo Três Irmãos deu entrada em requerimento no STF para ingressar como interessada no processo de litígio.

“Aqui na nossa comunidade, a gente tem raiz. A gente vive uma ancestralidade que vem dos meus avós, dos meus bisavós, dos antigos.

Hoje nós estamos aqui na sexta geração e a gente nasceu e se criou nessa comunidade. (…) A gente vive muito feliz em nosso território cearense e que vamos permanecer até o fim de nossas vidas. Que esse território sempre permaneça no nosso estado do Ceará” declara Antoniza Mateus dos Santos, presidente da Associação Comunitária da Comunidade Remanescente de Quilombo Três Irmãos.

“Nasci e me criei nessa comunidade, e a gente já vem assim numa história da ancestralidade. Hoje aqui na comunidade nós estamos na sexta geração. Todas elas nasceram, viveram aqui nessa comunidade. A gente tem muito tempo, muita história e muitos anos nesse território.

E esses anos todos, dos nossos familiares, dos nossos ancestrais, somos cearenses. Nunca ouvimos falar que esse território pertencesse ao Piauí e a gente tem uma história da nossa comunidade, da nossa luta, da nossa sobrevivência, mas no nosso estado do Ceará. Não pertencemos ao Piauí!”, defende Antoniza dos Santos, que é mãe de três filhos e avó de um neto. Todos vivem em Três Irmãos.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00