Idosa morre após exame, e médico é investigado por homicídio culposo
De acordo com a investigação do MP, Jaci Aires dos Santos teve o intestino perfurado durante o exame.
08/12/2023 09:18:14
Uma idosa de 81 anos morreu após fazer um exame de colonoscopia em uma clínica do município de Acaraú, no interior do Ceará, em janeiro de 2022. O Ministério Público denunciou, agora, o médico que realizou o procedimento por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
De acordo com a investigação do MP, Jaci Aires dos Santos teve o intestino perfurado durante o exame. O médico é identificado pela família como Marcio Roney. O MP requer que o médico faça uma reparação à família de, pelo menos, 150 salários mínimos.
O perfil da clínica nas redes sociais ainda anuncia atendimentos com Márcio Roney, conforme publicado dia 7 de dezembro, um dia antes da publicação desta reportagem.
Uma familiar da vítima que esteve com a idosa durante todo o momento, relatou que antes de realizar o exame, Jaci estava bem de saúde, praticando todas suas atividades cotidianas.
Depois da colonoscopia, ela passou a se debater na clínica, teve inchaço na barriga e morreu horas depois após uma parada cardíaca.
Uma familiar da vítima que esteve com a idosa durante todo o momento, relatou ao que antes de realizar o exame, Jaci estava bem de saúde, praticando todas suas atividades cotidianas.
Depois da colonoscopia, ela passou a se debater na clínica, teve inchaço na barriga e morreu horas depois após uma parada cardíaca.
"Ela chegou na clínica bem, chegou andando. Tenho até vídeos que fiz dela de manhã em que estava bem, lendo a Bíblia, brincando", relatou a familiar.
Jaci precisou passar pelo exame após a família observar mudanças em seu comportamento quanto à alimentação. Ela estava tendo crises constantes de diarreia e passou por vários exames gerais, que apontavam que ela estava bem.
O exame de colonoscopia, no entanto, foi solicitado para tentar apontar exatamente o que a idosa tinha.