Governo e companhias aéreas anunciam medidas para redução dos preços das passagens
Apesar disso, o governo federal reconheceu que há desafios para alcançar os resultados esperados.
19/12/2023 08:41:14
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou na manhã desta segunda-feira, 18, as primeiras medidas para diminuir os preços das passagens aéreas. O anúncio, feito em conjunto com representantes das companhias aéreas, teve como foco a promessa de um maior volume de promoções.
Apesar disso, o governo federal reconheceu que há desafios para alcançar os resultados esperados. “Precisamos reconhecer os impactos sofridos pelas companhias. A medida foi divulgada com a presença dos CEOs e CFOs da Azul, Gol e Latam. Antes do anúncio, o ministro Costa Filho do Republicanos ressaltou que o setor aéreo foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19.
“O aumento do preço das passagens foi observado em todo o mundo, variando de 10% a 15%. Naturalmente, isso tem um efeito negativo no Brasil. Mas, desde que assumimos, temos buscado alternativas para reduzir os preços. Nosso trabalho é de sensibilização. As companhias aéreas têm livre comércio e não podemos intervir”, declarou o ministro.
Apesar das expectativas, não foram anunciadas ações concretas por parte do governo em relação ao querosene de aviação (QAV) e ao volume de processos judiciais reclamados pelas companhias .