SUS incorpora três novos medicamentos para tratamento de micoses
O fármaco é utilizado no tratamento de pacientes com mucormicose, uma infecção de alta letalidade e que, se não tratada, chega a 100% de mortalidade.
29/12/2023 08:54:44
O Sistema Único de Saúde (SUS) irá incorporar três novos medicamentos para tratamento de micoses endêmicas: os antifúngicos voriconazol, isavuconazol e anidulafungina.
Segundo anunciou nesta quinta-feira (28) o Ministério da Saúde, o investimento de mais de R$ 36 milhões considera a necessidade de tratamentos mais efetivos para essas infecções e de ampliar o acesso às novas terapias disponíveis.
O remédio mais caro a ser comprado é o isavuconazol, que demanda, inicialmente, R$ 26,6 milhões. O fármaco é utilizado no tratamento de pacientes com mucormicose, uma infecção de alta letalidade e que, se não tratada, chega a 100% de mortalidade.
Os fungos que transmitem essa infecção podem ser encontrados em resíduos orgânicos em decomposição, como pães, frutas, alimentos contaminados e fezes de animais. O homem pode ser infectado por inalação, inoculação ou ingestão de esporos.