Acquario Ceará será virtual e terá museu submerso no mar
O projeto será chamado de "Campus Iracema", formado também pelo Centro Tecnológico de Ciências Naturais
29/12/2023 15:16:18
O Acquario Ceará será virtual e terá um museu submerso no mar para aproveitar o lado da orla, conforme divulgou nesta sexta-feira, 29, a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Haverá também experiências imersivas com ambientes gamificados, fotorrealista, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada. Assim, o CTCN terá novo departamento que será de pesquisa e também aberto ao público para exposições.
De acordo com o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, o "turismo científico, cultural e tecnológico" será o foco do espaço que será construído.
Já o Instituto de Cultura e Arte deve ir para a área dos Correios, enquanto o Labomar e o novo departamento deve ficar no local do Acquario.
Por isso, o presidente dos Correios vem ao Palácio no dia 2 de fevereiro para assinar um protocolo de intenções e doar o terreno deles para a UFC.
Já o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que, enquanto foi governador do Estado, decidiu que não gastaria mais dinheiro do Tesouro Estadual no projeto do Acquario, que consumiu pelo menos R$ 130 milhões dos cofres públicos.
"Sabemos o quanto a obra do Acquario foi polêmica no Ceará e em Fortaleza. E agora firmo o compromisso, como Ministro da Educação, de que buscaremos os recursos necessários para finalizar a obra."