Custo dos materiais escolares sobe até 9% em 2024, segundo fabricantes
Os principais componentes que impactaram os preços foram os aumentos de custos de papel, de embalagens e de alguns produtos importados
09/01/2024 09:32:35
Com início de 2024, muitos pais e responsáveis se planejam para a volta às aulas, pesquisando preços de materiais escolares para os seus filhos.
Contudo, é necessário estar em alerta, visto que a previsão do setor é que os produtos da lista fiquem entre 7% e 9% mais caros para este ano letivo, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares.Os principais componentes que impactaram os preços foram os aumentos de custos de papel, de embalagens e de alguns produtos importados. Isso sem contar a grande variação de preços registrada entre itens de uma loja para a outra.
De acordo com a educadora financeira, Aline Soaper, para conseguir driblar a alta de preços nos itens e nas tarifas escolares, o ideal é que a família tenha se programado ao longo de 2023 para esse gasto de início de ano. "Se a família não se preparou para as compras escolares esse será um momento importante para fazer ajustes e, assim, não comprometer o orçamento familiar. O ideal é avaliar os gastos que podem ser cortados e as reservas que podem ser utilizadas", explica.