Conheça a petroleira britânica que estuda investir na produção de hidrogênio verde no Ceará
Multinacional está presente em mais de 70 países
20/01/2024 10:28:11
A multinacional petroleira bp estuda construir uma planta de hidrogênio verde e derivados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante. A empresa está no processo de entrada no ramo da energia limpa.
O memorando de entendimento entre a bp e o Governo do Ceará foi assinado na última terça-feira (16). O investimento ainda está em preliminar de análise, em que o potencial do Estado para a produção do vetor energético será avaliado.
Segundo a empresa britânica, está entre seus objetivos neutralizar as emissões de carbono até 2050 e tomar a liderança em produção de hidrogênio. “Acreditamos que o Brasil tem fortes oportunidades na transição energética, incluindo condições potencialmente competitivas para a produção de hidrogênio verde e derivados”, diz o comunicado.
O diretor Mundial de Novos Negócios da empresa, Ian Spafford, destacou durante a assinatura a importância do Ceará no cenário de transformação energética. “O Porto do Pecém é uma das melhores áreas para desenvolver o projeto do hidrogênio verde. A molécula de hidrogênio é fundamental para a transição energética na indústria. A bp está trabalhando diligentemente com os diversos segmentos no mundo, principalmente nos Estados Unidos, para viabilizar essa transição. Já estamos trabalhando para criar essa demanda”, afirmou.