Governo federal reconhece situação de emergência em Catunda
Município decretou situação de emergência em novembro do ano passado devido ao período de estiagem no segundo semestre
24/01/2024 13:43:06
O município de Catunda, a 266 quilômetros (km) de Fortaleza, teve situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em portaria publicada nesta quarta-feira, 24, no Diário Oficial da União. As condições emergenciais já haviam sido decretadas pela prefeitura em novembro do ano passado devido aos danos causados pelo período de estiagem.
No documento, a prefeita de Catunda, Ravenna Fernandes, alega que a falta de chuvas deixou o solo da região “extremamente seco”, dificultando o acesso da população à água potável para consumo.
Ainda no decreto, a gestora afirma que os mananciais do município não possuem reservas suficientes para abastecer a população e pede ajuda do governo federal com o retorno da pperação Pipa na cidade, bem como apoio para angariar fundos a serem utilizados no combate as consequências enfrentadas.
“É de extrema urgência o retorno da operação Pipa Federal em nosso município, tendo em vista que necessitamos de apoio também do governo federal para angariarmos mais caminhões Pipa para nosso município, pois ajuda bastante na demanda [...] O município pede encarecidamente ajuda com cestas básicas para suprir as necessidades das famílias carentes da zona rural”, diz o texto.
A publicação ainda autoriza que os órgãos municipais atuem junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) para elaborar ações em resposta ao cenário adverso.
Por fim, a gestão também dispensa a necessidade de licitações para “aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência”.