UFC firma acordos para iniciar projeto do Campus Iracema no Ceará
Extratos de protocolos de intenções assinados por UFC, Governo do Ceará, Dnocs e SPU/CE foram publicados no Diário Oficial da União
26/01/2024 14:14:12
Foi confirmada a transferência do terreno onde seria construído o Acquario Ceará para posse da Universidade Federal do Ceará (UFC). Conforme anunciado no último dia 29 de dezembro, no local será construído o Campus Iracema.
Os extratos de protocolos de intenções assinados por UFC, Governo do Ceará, Departamente Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 26. (Veja abaixo o que terá no projeto em relação ao turismo)
O protocolo de intenções assinado com entre UFC e SPU prevê a cessão do terreno do Acquario, enquanto que a cooperação com o Governo do Ceará dará início à doação das benfeitorias já realizadas no local, que abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
Atualmente, o Labomar abriga os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, e vários laboratórios, que atendem às atividades de pesquisa, extensão e ensino.
Com a transferência para o futuro Campus Iracema, pelo menos duas novas graduações estão previstas: Turismo Ecológico e Meteorologia.
Segundo o reitor já informou, a estimativa é que agora se inicie a contratação de empresa que vai finalizar o projeto arquitetônico.
A perspectiva é de que o novo Campus Iracema seja enquadrado nos projetos beneficiados com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).