Segunda maior explosão solar derruba transmissão de radioamadores, mas internet segue funcionando
Essa modalidade funciona na faixa em torno dos 600 kHz.
16/02/2024 09:55:40
Já não é novidade que o Sol está estranho este ano com seu ciclo solar 25. Cada ciclo dura cerca de 11 anos e vem acompanhado de tempestade solar. As tempestades solares são causadas por explosões no Sol que liberam uma grande quantidade de partículas no espaço. Neste ano, as tempestades em direção à Terra têm aumentado significativamente justamente porque faz 11 anos desde o último pico na atividade solar.
No último dia 9 de fevereiro, houve uma grande explosão no Sol, tão grande que já é a segunda maior da história. Isso provocou uma interferência na rádio comunicação deixando-a inoperante. Essa modalidade funciona na faixa em torno dos 600 kHz.
Estamos percebendo os efeitos porque a Terra foi bombardeada mesmo de frente com o Oceano Atlântico, pegando praticamente todo o Brasil e parte da África.
Veja que as regiões mais intensas são nos polos (em vermelho) mas podemos observar um efeito em toda a faixa azul centrada no Oceano Atlântico. Eu perguntei a um amigo radioamador se ele havia notado alguma interferência devido a atividade solar. Eis o relato dele