Ibiapaba FM 101,5 - Taxa de suicídio no Brasil cresce e é maior entre jovens, mostra estudo da Fiocruz

Taxa de suicídio no Brasil cresce e é maior entre jovens, mostra estudo da Fiocruz

Esse é um indício forte de que existem barreiras no acesso que essa população tem aos serviços de urgência e emergência”, analisa a pesquisadora da Fiocruz Flávia Jôse Alves, líder da investigação.


21/02/2024 08:56:01

Taxa de suicídio entre jovens de 10 a 25 anos cresceu 6% ao ano, entre 2011 e 2022, no Brasil. Os casos de autolesões entre pessoas dessa faixa etária registraram uma alta ainda maior, de 29% ao ano, no mesmo período analisado.

Os números são de um estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia, feito em colaboração com pesquisadores de Harvard. O levantamento, realizado a partir de registros do SUS (Sistema Único de Saúde), foi recém publicado na revista científica The Lancet Regional Health – Americas.

Os índices de suicídio e autolesão verificados entre jovens foram maiores do que os observados na população em geral, cujas taxas tiveram aumento médio de 3,7% e 21% ao ano, respectivammente..

A pesquisa ainda fez uma análise com recorte de etnia. Segundo o levantamento, houve uma alta de casos de autolesões em toda a população, incluindo indígenas, pardos, descendentes de asiáticos, negros e brancos.

Os povos originários, porém, lideram, com 100 casos a cada 100 mil pessoas.

“Mesmo com maior número de notificações, a população indígena apresentou as menores taxas de hospitalização. Esse é um indício forte de que existem barreiras no acesso que essa população tem aos serviços de urgência e emergência”, analisa a pesquisadora da Fiocruz Flávia Jôse Alves, líder da investigação.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00