Ibiapaba FM 98,1 - Após oito meses, Castanhão volta a ter aumento do volume de água armazenada

Após oito meses, Castanhão volta a ter aumento do volume de água armazenada

Movimento tem se repetido nos últimos anos e tem relação com a quadra chuvosa; reservatório está 9% abaixo do volume registrado no fim da quadra chuvosa


22/02/2024 14:11:35

O volume do açude Castanhão, localizado no município de Alto Santo, a 249 quilômetros (km) de Fortaleza, voltou a crescer depois de oito meses desde a última quinta-feira, 15. A barragem é o principal reservatório do Ceará e nesta terça, 20, atingiu 22,88% da sua capacidade total, cerca de 13% a mais que na mesma data do ano passado.

Este é o maior valor registrado em fevereiro no reservatório desde 2015, quando o Castanhão iniciou o mês com 24,15% da capacidade. Durante o período, o menor índice registrado na barragem foi de 2,08%, no ano de 2018.

As recargas no início de fevereiro são um movimento característico no Castanhão, provocado pela quadra chuvosa cearense. Durante o fim da alta estação e a longa estiagem no segundo semestre, o açude diminui o volume comportado, que volta a crescer com as grandes precipitações de fevereiro e março.
 

O diretor de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Tércio Tavares, explicou que ainda não houve recarga no açude e que o volume do açude no momento é das águas da quadra chuvosa do ano de 2023.

“Ainda não houve recarga no açude, nós ainda estamos com a água armazenada da quadra chuvosa passada. Por isso, nós ainda temos a expectativa da chuvas para que os níveis de água no Castanhão apresentem melhora”, explicou


 

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00