Ibiapaba FM 98,1 - De perda de força do El Niño a ciclone Akará: o que tem deixado fevereiro ‘mais chuvoso’ no Ceará

De perda de força do El Niño a ciclone Akará: o que tem deixado fevereiro ‘mais chuvoso’ no Ceará

Embora esses dados ainda possam ser atualizados à medida que mais precipitações ocorram, o mês já tem um volume considerável.


24/02/2024 09:33:04

O volume de chuvas no Ceará em fevereiro já atingiu o índice esperado para o mês inteiro. A média histórica para o mês é de 121,3 milímetros, mas o acumulado até o momento já chegou a 155,6 mm, um desvio positivo de 28,3%.

 Embora esses dados ainda possam ser atualizados à medida que mais precipitações ocorram, o mês já tem um volume considerável. E ao que esse cenário pode ser atribuído? Há algum fenômeno diferenciado influenciado a formação de chuvas do mês de fevereiro no Ceará?

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Morgana Almeida, um conjunto de fatores ocorreram e seguem em curso, gerando “um padrão favorável à ocorrências de chuvas no Nordeste do Brasil”.

O primeiro ponto, segundo ela, é que nos últimos dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas meteorológicos indutores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste, “está mais ativa e atuando sobre o norte da região Nordeste”. Esse já é um elemento que favorece o cenário “mais chuvoso”

 

 

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00