Fazenda apresenta programa de proteção cambial para estimular captação de empresas no exterior
O Eco Invest tem como objetivo incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no país e oferecer proteção cambial.
27/02/2024 08:55:51
O Eco Invest Brasil (Programa de Mobilização de Capital Privado Externo e Proteção Cambial), apresentado nesta segunda-feira (26), em entrevista coletiva em São Paulo, tem como objetivo dar um seguro cambial e viabilizar operações no mercado de capitais para empresas e investidores sediados no Brasil captarem recursos no exterior, de acordo com documento do Ministério da Fazenda.
O Eco Invest tem como objetivo incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no país e oferecer proteção cambial.
No câmbio, o governo quer que os riscos associados à volatilidade do dólar sejam reduzidos, para não atrapalhar investimentos estrangeiros em infraestrutura verde. O programa não vai interferir no mercado de câmbio. "Nesse sentido, ele não vai reduzir a volatilidade do câmbio, tampouco definir artificialmente o preço da moeda, mas sim oferecer uma proteção específica para projetos de transição ecológica."
Por causa das constantes oscilações da moeda, o custo da proteção cambial para prazos mais longos é alto e acaba inviabilizando investimentos ecológicos em moeda estrangeira. "Além disso, praticamente inexistem soluções no mercado nacional para prazos acima de dez anos."
Dentro do programa, o governo do Brasil oferecerá uma proteção cambial, segundo o documento. "Assim como o seguro de um carro cobre o prejuízo em caso de acidente, essa proteção garante que, se o real se desvalorizar em um determinado porcentual, o investidor estará protegido."
O seguro promete cobrir a diferença cambial, assegurando que o investidor possa comprar dólares por uma taxa previamente definida. Dessa forma, o programa minimiza as perdas.