O plano do Ceará para enfrentar a seca
Com a população assegurada, o governo adianta esforços para resguardar os produtores rurais.
27/02/2024 09:32:44
Ciente de uma possível estiagem em 2024 desde o ano passado, o Ceará definiu as primeiras medidas para atenuar os efeitos de uma quadra chuvosa abaixo da meta e as ações incluem duas frentes, emergencial e estruturante. A liberação das águas do Rio São Francisco e a perfuração de poços profundos são as de efeitos mais representativos.
Operações com carro-pipa feitas pelo Exército Brasileiro e a Defesa Civil do Ceará também estão previstas, assim como ações para ampliação da capacidade de distribuição e armazenamento de água potável e suporte para o bombeamento de água transportada ou captada pela chuva para o sistema de distribuição das residências.
Fora do eixo de segurança hídrica, o Estado mira também a segurança alimentar - via aquisição de cestas de alimentos e ênfase no Programa Ceará Sem Fome -, além da sustentabilidade econômica, através do Programa Garantia Safra 2023 e ações de fomento rural pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da sustentabilidade ambiental, no combate a incêndios florestais.
O entendimento, disse Silvio Carlos Ribeiro, secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é de reforçar todas as frentes, garantindo o abastecimento humano em primeiro lugar. Com a população assegurada, o governo adianta esforços para resguardar os produtores rurais.