Conta cresce e decisões judiciais chegaram a 16% dos pagamentos de benefícios do INSS
As ações judiciais crescem de forma acelerada porque, a cada dia, o INSS nega, de forma administrativa, dezenas de pedidos de benefícios.
06/03/2024 08:55:42
A escalada de despesas do INSS com benefícios concedidos por meio judicial acendeu uma luz amarela na agenda do Governo Federal. Há motivos para preocupação: de um total de 5 milhões, 964 mil novos benefícios que passaram a ser pagos em 2023, 15,85% foram implantados a partir das decisões da Justiça Federal.
As ações judiciais crescem de forma acelerada porque, a cada dia, o INSS nega, de forma administrativa, dezenas de pedidos de benefícios. De acordo com o próprio Ministério da Previdência Social, a judicialização tem como foco o auxílio-doença e a aposentadoria por idade, por invalidez e especial.
Uma das inquietações dos técnicos do INSS é com a concessão de elevado número de novos benefícios rurais. Os números oficiais mostram que, atualmente, cerca de 30% das aposentadorias rurais foram concedidas pela via judicial, enquanto, na área urbana, esse percentual é na faixa dos 10%.