Parceria entre banco e empresa de tecnologia vai testar pagamento offline
As transferências dos dados criptografados entre as contas são garantidas pelo protocolo de segurança criado pela G+D
11/03/2024 08:17:21
O Banco do Brasil fez uma parceria com uma empresa de tecnologia para testar o pagamento com a moeda digital brasileira, conhecida como Drex, até mesmo sem internet.
O sistema pode utilizar pulseiras, cartões de plástico ou o próprio celular para fazer pagamento com as moedas virtuais sem necessidade de conexão com a internet, bastando a aproximação entre os dispositivos para transferir o valor desejado de forma criptografada.
A solução já foi testada em países como Gana e Tailândia. A parceria entre o banco e empresa internacionais , pretende desenvolver soluções adaptadas para a realidade brasileira com as transações com Drex, um complemento aos pagamentos com dinheiro, cartão e PIX. A G+D é uma empresa global que oferece segurança digital, plataformas financeiras e tecnologia monetária para os clientes.
Segundo o Banco do Brasil, a solução de pagamento offline permitirá a exploração de novas utilizações para o Drex. Caso os testes sejam bem-sucedidos, será possível desenvolver modelos de uso da moeda digital criptografada em transações cotidianas, como pequenas compras no comércio, pagamentos de serviços e mesada, por exemplo.
Outra vantagem, conforme a instituição, será a ampliação do Drex as pessoas com dificuldade de acesso à internet, sem inclusão financeira ou que vivam em locais com infraestrutura precária.
Pessoas sem contas bancárias podem carregar carteiras digitais em um dispositivo, que pode até ser um acessório como pulseira ou anel, e fazer transações seguras em comércios locais. As transferências dos dados criptografados entre as contas são garantidas pelo protocolo de segurança criado pela G+D.