Governo prevê redução no preço do arroz até abril e planeja mudanças no Plano Safra
O trigo é outra preocupação, mas vamos tomar medidas de incentivo para milho, feijão, trigo, e mandioca, para o novo plano safra."
15/03/2024 08:59:02
O governo do presidente Lula prevê uma redução do preço do arroz até abril e planeja mudanças no Plano Safra. As informações foram dadas por ministros do governo após reunião com o presidente na ultima quinta-feira , realizada no Palácio do Planalto. O encontro teve o objetivo de discutir o preço e a produção de alimentos no país.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o preço do arroz já caiu para os produtores, mas só deve baixar para o consumidor quando os supermercados comprarem uma nova safra. "Ele [supermercado] tem de acabar esse estoque para comprar a nova safra. Que esse processo seja o mais rápido possível. De março para abril, já começa a cair"
"Os preços aos produtores já desceram de R$ 120 para R$ 100 a saca. O que esperamos que se transfira, essa baixa dos preços, que os atacadistas abaixem também nas gôndolas do supermercado, que é onde as pessoas compram", completou Fávaro.
Fávaro destacou que, caso o preço não baixe, o Executivo pode "tomar outras medidas governamentais" para garantir a redução. Ele disse que o governo monitora a situação de outros alimentos. "Tivemos queda da produção de feijão, mas tem a terceira safra agora. O trigo é outra preocupação, mas vamos tomar medidas de incentivo para milho, feijão, trigo, e mandioca, para o novo plano safra."
No mês passado, itens como a cenoura subiram 43,85%. Também houve alta da batata-inglesa (29,45%), feijão-carioca (9,70%), arroz (6,39%) e frutas (5,07%), que influenciaram a manutenção do índice em patamares elevados.
Em fevereiro, a inflação oficial do país ficou em 0,83%. Apesar do cálculo oficial — feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — a previsão do mercado financeiro para a inflação em 2024 teve redução de 3,8% para 3,76%.