Pelo menos 100 prefeitos trocaram de partido no Ceará desde que foram eleitos; PSB amplia liderança
De 66 cidades alcançadas nas últimas eleições municipais, o PDT ficou com 14.
15/03/2024 10:15:16
Pelo menos 100 de 184 prefeitos cearenses estão, hoje, em legendas diferentes daquelas pelas quais foram eleitos em 2020. Com os gestores, as suas comunidades políticas também sofrem remanejamento, fortalecendo uma parcela dos partidos em atuação no Estado e enfraquecendo outros.
Os casos mais recentes de migração são observados em Coreaú, Itapajé, Jaguaretama, São Benedito, Croatá e Granjeiro. Os prefeitos dos três primeiros municípios foram atraídos pelo PSB: Edézio Sitônio, Dra. Gorete e Glairton Cunha tomaram posse, em 2021, pelo PDT, pelo PSD e pelo PP, respectivamente.
Já o PT filia Saul Maciel, de São Benedito, e Ronilson Oliveira, de Croatá, eleitos pelo PDT e pelo MDB, nessa ordem, no domingo (17). O MDB filia nesta sexta-feira (15) Chico Clementino, de Granjeiro, anteriormente filiado ao PSDB. A sigla tucana, então, perde representação em número de prefeituras no Ceará.
No início de fevereiro, o Diário do Nordeste realizou um balanço que mostrava um “troca-troca” em ao menos 91 municípios, quase metade das gestões cearenses. As movimentações se intensificaram desde então, tendo em vista a proximidade do prazo de filiação para pretensos candidatos às eleições de outubro e a abertura da janela partidária.
A janela é um período de um mês, que começou em 6 de março, em que os vereadores podem mudar de partido sem acarretarem prejuízo aos seus mandatos. Em Fortaleza, por exemplo, o prefeito José Sarto se mantém no PDT, mas também conseguiu reforçar a sua base com a filiação de vereadores.
Líder em prefeitos eleitos em 2020, o PDT vive uma desidratação nos municípios desde 2022, quando uma crise interna foi iniciada. O auge da fragmentação ocorreu no início de fevereiro, com a migração em massa de gestores para o PSB, seguindo os caminhos do senador Cid Gomes, ex-pedetista. De 66 cidades alcançadas nas últimas eleições municipais, o PDT ficou com 14.