Ibiapaba FM 98,1 - Dados da Fiocruz apontam crescimento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave

Dados da Fiocruz apontam crescimento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave

Os grupos mais afetados são crianças, jovens e adultos.


30/03/2024 08:28:12

Os estudos da Fiocruz mostram que, no período de 17 a 23 de março, aumentou, em todo o Brasil, o número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Os dados, que estão no Boletim Infogripe, foram divulgados, nessa quinta-feira (28).

De acordo com a Fiocruz, a alta no registro da doença é causada pelo circulação, em diversos estados, de diferentes vírus respiratórios, como o da influenza (gripe), o vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus. Os grupos mais afetados são crianças, jovens e adultos.

O Boletim destaca, também, que foi observada uma diminuição de SRAG por Covid-19 no Centro-oeste e Sudeste, assim como a desaceleração do crescimento de casos na região Sul. Há, porém, sinal de aumento nas SRAG por influenza A em estados do Nordeste, Sudeste e Sul.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Marcelo Gomes, ressalta que essa conjuntura mascara o crescimento dos casos de SRAG pelos demais vírus respiratórios nessas faixas etárias, especialmente aqueles associados ao vírus influenza A.

 

NO AR Forrozão da 101
- 16:00 às 18:00