Ibiapaba FM 98,1 - De Fortaleza à Taíba, banhistas relatam dor, vômito e falta de ar após contato com águas-vivas no CE

De Fortaleza à Taíba, banhistas relatam dor, vômito e falta de ar após contato com águas-vivas no CE

Apesar disso, conseguiu lidar com a situação em casa e usou vinagre na lesão.


04/04/2024 09:49:04

Entrar no mar, seja para surf ou mergulho, faz parte do cotidiano do corretor de imóveis Igres Diniz, 46, há 30 anos. Nos últimos 15 dias, porém, a rotina mudou. "Fui atingido por uma água-viva, tive fortes dores no corpo e quase cheguei desmaiar", conta sobre a situação na Praia da Taíba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O relato se soma aos de dezenas de cearenses machucados pelo animal neste período.

As águas-vivas são parte do ambiente marinho no Estado e diversas espécies circulam pelo litoral, mas neste ano a situação é atípica. Os animais aparecem em grandes grupos na Capital, em São Gonçalo do Amarante e no Paracuru, na RMF, devido ao período chuvoso, aumento da temperatura e poluição no mar.

Os acidentes com águas-vivas fizeram com que 15 pessoas buscassem atendimento no Posto de Saúde da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, entre a sexta-feira (29) e o domingo (31).

Entre os pacientes, 11 eram atletas do circuito de Bodyboarding, evento esportivo no mar, além de 2 moradores locais e outras 2 pessoas que aproveitavam para tomar banho na Praia da Taíba.

"Causa forte dores do corpo, os órgãos ficam com a sensação de serem espremidos, com uma falta de ar, tontura e vômito. Algumas pessoas desmaiaram", descreve Igres sobre os sintomas. Apesar disso, conseguiu lidar com a situação em casa e usou vinagre na lesão.

 

NO AR Jornal da Ibiapaba
Edinardo Pinto, Junior Ximenes - 12:00 às 13:30