Ibiapaba FM 98,1 - Em média, mais de um motorista de aplicativo foi roubado por dia no Ceará em 2023

Em média, mais de um motorista de aplicativo foi roubado por dia no Ceará em 2023

Um deles foi baleado na perna: o suspeito foi identificado como Francisco de Assis da Costa Ferreira, de 46 anos. O outro, conseguiu fugir.


04/04/2024 09:53:38

Poucos profissionais temem tanto a violência urbana ao saírem de casa para trabalhar no Ceará quanto os motoristas de aplicativo. As estatísticas dão razão ao temor: conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), 592 motoristas de aplicativos foram roubados em 2023, uma média de 1,6 caso por dia. Três ocorrências registradas a cada dois dias.

Os números foram obtidos pelo O POVO através da Lei de Acesso à Informação (LAI). Ainda conforme os dados da SSPDS, o ano passado foi o que teve o maior número de ocorrências contra os profissionais desde que o índice passou a ser computado, em 2020. Em 2023, houve um aumento de 44,39% no número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) contra motoristas de aplicativos na comparação com 2022.

A esmagadora maioria dos casos ocorre na Capital e no entorno: em 2023, 84,29% dos roubos a motoristas de aplicativo foram registrados em Fortaleza. Em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), foram registrados 73 casos, enquanto em Caucaia (também na Região Metropolitana de Fortaleza), foram 26.

Em Fortaleza, a SSPDS não disponibiliza estatísticas por bairro, somente por Área Integrada de Segurança (AIS). Desta forma, a AIS com o maior número de registros de CVPs em 2023 foi a AIS 9, que reúne 13 bairros, entre eles, Conjunto Prefeito José Walter, Vila Manoel Sátiro e Mondubim.

Uma das ações criminosas mais recentes contra motoristas de aplicativo ocorreu no começo da noite dessa quinta-feira, 21, no bairro Dionísio Torres. O episódio resultou em tiroteio, já que um policial penal passava pelo local, flagrou o crime e entrou em confronto com os assaltantes. Um deles foi baleado na perna: o suspeito foi identificado como Francisco de Assis da Costa Ferreira, de 46 anos. O outro, conseguiu fugir.

Já no sábado, 30, um motorista de aplicativo foi colocado no porta-malas do seu próprio carro enquanto o grupo de quatro pessoas que havia solicitado a corrida praticava um “arrastão” em um motel do bairro Passaré. Dois suspeitos foram presos em flagrante pelo Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), que resgatou o motorista.

Com Antônio Marcos de Sousa Barbosa, de 26 anos; e Fernanda Augusta Campos, de 43 anos, a PM apreendeu uma faca, uma carteira porta-cédulas, um smartphone e um cordão de ouro, que teriam sido tomados dos clientes do motel. Outros dois suspeitos conseguiram fugir levando consigo um revólver calibre 38.

Em nota, a SSPDS afirmou afirmou desenvolver ações específicas para combater os CVPs contra a categoria. Uma delas é a operação “Passageiro Seguro”, que, a partir de dados criminais, consiste no reforço de abordagens a transportes realizados por motoristas de aplicativos.

“Além disso, são implementadas estratégias de intensificação e qualificação das abordagens, como patrulhamento em horários e vias específicas, com ações em várias modalidades de patrulhamento: a pé, em viaturas, em motocicletas e em bicicletas”, afirma a nota.

“Outra ação é a Operação Ações de Reforço de Policiamento Ostensivo (Arpo) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A ofensiva combate os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). O intuito é aumentar a sensação de segurança com uma presença mais ostensiva da Polícia Militar”.

A SSPDS ainda reforça a importância de registrar Boletim de Ocorrência (BO), o que pode ser feito no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br.

NO AR Jornal da Ibiapaba
Edinardo Pinto, Junior Ximenes - 12:00 às 13:30