Em média, mais de um motorista de aplicativo foi roubado por dia no Ceará em 2023
Um deles foi baleado na perna: o suspeito foi identificado como Francisco de Assis da Costa Ferreira, de 46 anos. O outro, conseguiu fugir.
04/04/2024 09:53:38
Poucos profissionais temem tanto a violência urbana ao saírem de casa para trabalhar no Ceará quanto os motoristas de aplicativo. As estatísticas dão razão ao temor: conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), 592 motoristas de aplicativos foram roubados em 2023, uma média de 1,6 caso por dia. Três ocorrências registradas a cada dois dias.
Os números foram obtidos pelo O POVO através da Lei de Acesso à Informação (LAI). Ainda conforme os dados da SSPDS, o ano passado foi o que teve o maior número de ocorrências contra os profissionais desde que o índice passou a ser computado, em 2020. Em 2023, houve um aumento de 44,39% no número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) contra motoristas de aplicativos na comparação com 2022.
A esmagadora maioria dos casos ocorre na Capital e no entorno: em 2023, 84,29% dos roubos a motoristas de aplicativo foram registrados em Fortaleza. Em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), foram registrados 73 casos, enquanto em Caucaia (também na Região Metropolitana de Fortaleza), foram 26.
Em Fortaleza, a SSPDS não disponibiliza estatísticas por bairro, somente por Área Integrada de Segurança (AIS). Desta forma, a AIS com o maior número de registros de CVPs em 2023 foi a AIS 9, que reúne 13 bairros, entre eles, Conjunto Prefeito José Walter, Vila Manoel Sátiro e Mondubim.
Uma das ações criminosas mais recentes contra motoristas de aplicativo ocorreu no começo da noite dessa quinta-feira, 21, no bairro Dionísio Torres. O episódio resultou em tiroteio, já que um policial penal passava pelo local, flagrou o crime e entrou em confronto com os assaltantes. Um deles foi baleado na perna: o suspeito foi identificado como Francisco de Assis da Costa Ferreira, de 46 anos. O outro, conseguiu fugir.
Já no sábado, 30, um motorista de aplicativo foi colocado no porta-malas do seu próprio carro enquanto o grupo de quatro pessoas que havia solicitado a corrida praticava um “arrastão” em um motel do bairro Passaré. Dois suspeitos foram presos em flagrante pelo Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), que resgatou o motorista.
Com Antônio Marcos de Sousa Barbosa, de 26 anos; e Fernanda Augusta Campos, de 43 anos, a PM apreendeu uma faca, uma carteira porta-cédulas, um smartphone e um cordão de ouro, que teriam sido tomados dos clientes do motel. Outros dois suspeitos conseguiram fugir levando consigo um revólver calibre 38.
Em nota, a SSPDS afirmou afirmou desenvolver ações específicas para combater os CVPs contra a categoria. Uma delas é a operação “Passageiro Seguro”, que, a partir de dados criminais, consiste no reforço de abordagens a transportes realizados por motoristas de aplicativos.
“Além disso, são implementadas estratégias de intensificação e qualificação das abordagens, como patrulhamento em horários e vias específicas, com ações em várias modalidades de patrulhamento: a pé, em viaturas, em motocicletas e em bicicletas”, afirma a nota.
“Outra ação é a Operação Ações de Reforço de Policiamento Ostensivo (Arpo) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A ofensiva combate os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). O intuito é aumentar a sensação de segurança com uma presença mais ostensiva da Polícia Militar”.
A SSPDS ainda reforça a importância de registrar Boletim de Ocorrência (BO), o que pode ser feito no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br.