Palestrantes brasileiras relatam episódio de racismo durante ‘Brazil Conference’ em Harvard
Naira Santa Rita e Marta Melo, embaixadoras da conferência, leram uma carta manifesto ao final de um painel sobre impacto social que era mediado pela atriz Regina Casé.
09/04/2024 09:12:48
Duas palestrantes brasileiras relataram que sofreram racismo durante a “Brazil Conference”, evento realizado anualmente por estudantes brasileiros da região de Boston e que acontece na Universidade de Harvard. Naira Santa Rita e Marta Melo, embaixadoras da conferência, leram uma carta manifesto ao final de um painel sobre impacto social que era mediado pela atriz Regina Casé.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL) e Helder Barbalho (MDB) também estiveram presentes- no evento. Segundo as mulheres, três brasileiras brancas fizeram comentários racistas em inglês sobre as tranças e dreads delas.
Conforme Santa Rita e Melo, as garotas disseram que elas deveriam ter piolho. Após a leitura da carta, Santa Rita criticou a falta de pessoas pretas no evento, bem como, medidas de combate ao racismo pela universidade.
“O racismo é meticuloso e vem se sofisticando de tal modo que elas se sentiram confortáveis de proferir intencionalmente esses comentários racistas em inglês acreditando e subestimando que nós não entenderíamos”, disse Santa Rita, que ainda criticou a falta de pessoas negras entre os organizadores do evento.
“Que a partir desta histórica 10ª edição (da Brazil Conference) possamos fortalecer na construção de legado do que realmente queremos de diversidade hoje e não existe Brasil sem diversidade”, finalizou.