Agricultura confirma mais 1 caso de gripe aviária em ave silvestre no País
O Brasil responde por 35% do mercado global de carne de frango e é o maior exportador do mundo.
23/04/2024 09:04:07
O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial, que um novo foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil. O novo caso foi detectado em ave da espécie trinta-réis-boreal em Guarapari (ES). No total, há 160 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 156 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos) e 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 163 ao todo.
De acordo com a pasta, há outras três investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
O Brasil responde por 35% do mercado global de carne de frango e é o maior exportador do mundo. Por ser causada por um vírus com alta capacidade de mutação e adaptável a novos hospedeiros, o H5N1 representa um risco principalmente ao comércio internacional de produtos avícolas, e também é uma ameaça à saúde humana, já que ocasionalmente pode afetar mamíferos como gatos, cães, cavalos, suínos e também humanos.