CNU é adiado devido à tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, anuncia Governo
Analisamos as condições de realização de provas no estado e construímos um acordo para a integridade do concurso
04/05/2024 08:47:03
O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (3), o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) devido à tragédia das fortes chuvas no Rio Grande do Sul desde a última semana. A decisão foi divulgada pelos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) em coletiva de imprensa nesta tarde. A nova data do concurso ainda não foi definida. As provas seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o Brasil.
De acordo com anúncio de Esther, seria "impossível" realizar a aplicação da prova no Estado do RS. Segundo ela, o adiamento é "a solução mais segura para os candidatos do Brasil inteiro". A ministra afirmou ainda que um acordo será assinado para respaldo jurídico da decisão.
"Seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais, pelo risco de vida das pessoas. Nesse sentido, a democratização do acesso de todos os candidatos em todo o país nos pautou desde o início.
Analisamos as condições de realização de provas no estado e construímos um acordo para a integridade do concurso. [O adiamento] é a decisão que foi tomada", afirmou Esther Dweck.