Promotora eleitoral diz que Ciro constrangeu, humilhou e menosprezou Janaína Farias
por insinuações verbalizadas pelo Denunciado de cunho misógino nas entrevistas concedidas
15/05/2024 08:33:28
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por violência política de gênero contra a senadora Janaína Farias (PT). Ciro a chamou de cortesã” e “assessora para assuntos de cama”.
Janaína foi à Justiça contra o líder pedetista e, simultânea à ação, o Ministério Público Eleitoral abriu outra frente contra Ciro Gomes.A denúncia, assinada pela promotora eleitoral Sandra Viana Pinheiro, da 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza, destaca que Ciro “constrangeu e humilhou, através de palavras, detentora de mandato eletivo (Senadora da República), utilizando-se de menosprezo à condição de mulher da parlamentar, com a finalidade de dificultar o desempenho de seu mandato eletivo”.
O texto justifica a denúncia “Em razão da situação de preconceito, humilhação e constrangimento impostos à vítima em questão, empossada como parlamentar federal, tendo sido desmerecida no exercício do mandato em razão de seu gênero, por insinuações verbalizadas pelo Denunciado de cunho misógino nas entrevistas concedidas’’.