Primeira Infância Antirracista: 34 municípios do Ceará recebem o programa
A primeira oficina contará com os municípios da Região Metropolitana, Sertão Central e Jaguaribe, com formação a ser realizada em Fortaleza.
21/05/2024 08:36:32
No Ceará, 34 municípios foram selecionados para receber o programa Primeira Infância Antirracista (PIA) pelo Unicef em parceira com Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Governo do Estado. A estratégia que busca coibir a prática racista e educar crianças para respeitar todas as etnias foi lançada oficialmente às regiões, nesta segunda-feira, 20, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.
As cidades foram selecionadas a partir de uma avaliação dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) de cada região pela Unicef e demais organizações. Foi analisado em cada documento as propostas vigentes já expostas pela gestão municipal, recursos disponíveis e a quantidade populacional de pessoas negras, indígenas e quilombolas residentes nos municípios.
Dos 184 municípios, 34 foram selecionados com base nesses critérios para essa primeira fase. O chefe do escritório do Unicef no Ceará, Rui Aguiar, diz que os municípios serão contatados no próximo mês de junho para explicar o projeto e o que cada região pode aprimorar nas ações antirracistas na primeira infância.
As formações serão divididas em três polos regionais para início das oficinas presenciais a partir de julho com a presença de profissionais da rede pública e lideranças comunitárias das cidades selecionadas.
A primeira oficina contará com os municípios da Região Metropolitana, Sertão Central e Jaguaribe, com formação a ser realizada em Fortaleza.
O segundo polo será composto por municípios do Litoral Oeste e Região Norte, com formações a serem realizadas em Sobral, na região Norte do Estado. O último polo será composto por municípios da região do Cariri cearense, com oficina a ser realizada na cidade do Crato.