Açudes e barragens do Ceará acumulam 10,5 bilhões de metros cúbicos de água
Uma das preocupações, de acordo com Tércio Tavares, é na Região dos Sertões de Crateús, com açudes que acumularam pouco mais de 30% de água
24/05/2024 10:30:10
Açudes e barragens do Ceará acumulam 10,5 bilhões de metros cúbicos de água; reservas garantem abastecimento pelos próximos dois anos
A quadra invernosa entra na reta final e, nesse momento, os açudes e as barragens do Ceará acumulam 10 bilhões, 540 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 57% da capacidade de reservas hídricas. Desse volume de água, 2 bilhões, 450 milhões de m⊃3; estão na Barragem do Castanhão, o que representa 37% da capacidade total do reservatório, que é de 6,7 bilhões de m3.
Segundo o Diretor de Operações da Cogerh (Companhia de Recursos Hídricos do Estado), Tércio Tavares, em entrevista veiculada, nesta sexta-feira (24), no Jornal Alerta Geral, as reservas garantem o abastecimento residencial, industrial e agrícola pelos próximos dois anos.
Tércio destaca que a boa quadra invernosa deixa uma das melhores médias de precipitações dos últimos 15 anos. Segundo ele, o mês de maio registrou um recuo no volume de chuvas, mas quando é observado o período de três meses – fevereiro, março e abril, o acumulado chega perto de 700 milímetros.
Embora o volume de chuvas tenha sido um dos melhores dos últimos 15 anos, o Diretor de Operações da Cogerh relata que nem todas as regiões do Estado foram bem contempladas com o acúmulo de água em seus reservatórios.
Uma das preocupações, de acordo com Tércio Tavares, é na Região dos Sertões de Crateús, com açudes que acumularam pouco mais de 30% de água. Ele cita, porém, que isso não significa inviabilidade do abastecimento da população ou da área industrial porque, nesse caso, os reservatórios de menor porte poderão ser alimentados por meio de adutoras.