Dia dos Namorados no Ceará: 73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais
Segundo a entidade, a data é esperançosa para o setor, promovendo uma melhoria nas empresas que estão operando em prejuízo.
06/06/2024 09:31:43
No Dia dos Namorados, que será comemorado no próximo dia 12 de junho, 73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais do que no ano anterior. O incremento deve ser de 30% em comparação com 2023.A projeção é feita pela Associação de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE).
Segundo a entidade, a data é esperançosa para o setor, promovendo uma melhoria nas empresas que estão operando em prejuízo.
Os dados divulgados pela associação mostram que cerca de 42% das empresas registraram prejuízo em abril, 31% ficaram em equilíbrio e 27% tiveram lucro.A pesquisa ainda aponta que 38% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, 52% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação e apenas 10% reajustaram acima da inflação.
Além disso, o levantamento também detalha que 43% das empresas possuem dívidas em atraso. A dívidas são em:Impostos federais (80%)Impostos estaduais (67%)Empréstimos bancários (33%)Encargos trabalhistas e previdenciários (40%)Serviços públicos (33%)Taxas municipais (33%)Fornecedores de insumos (17%)Aluguel (30%)Para Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará, é de extrema importância que essa perspectiva de aumento para data se concretize.
“No mês de abril, apenas 28% dos empreendedores fizeram lucro, ou seja, a grande maioria ainda está operando em prejuízo ou empatando no zero a zero. Isso é muito alarmante para o setor, considerando que quase metade dos empreendedores ainda têm dívidas. O que se espera com esta data é que esses estabelecimentos tenham um respiro e as dívidas, que ainda perduram desde a pandemia, consigam ser amenizadas”