Ibiapaba FM 101,5 - Em conflito com o agronegócio, governo ganha a batalha do arroz; agora começa a da soja

Em conflito com o agronegócio, governo ganha a batalha do arroz; agora começa a da soja

Foi uma vitória do Governo Federal que amplia o desgaste com os representantes do agronegócio brasileiro.


11/06/2024 08:36:47

O Governo Federal persistiu e ganhou a batalha contra os arrozeiros. Com o aval da Justiça Federal, a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, adquiriu na última quinta-feira (06) 263,37 mil toneladas de arroz importado e beneficiado em leilão de compra pública. Foi uma vitória do Governo Federal que amplia o desgaste com os representantes do agronegócio brasileiro.

Assim que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário receberam as primeiras informações sobre os danos causados pelas inundações no Rio Grande do Sul nas lavouras gaúchas, o Governo Federal sinalizou a intenção de importar arroz para irrigar o mercado. Antevendo especulação de preços, com reflexo direto na inflação e até uma crise de abastecimento, o anúncio de intenção de compra não surtiu o efeito esperado e os preços subiram.

Entidades representativas dos produtores e alguns deputados foram à Justiça Federal contra a importação de arroz, mas o Governo Federal venceu a batalha jurídica. Nesta última quinta-feira, a Conab adquiriu 263 mil toneladas de arroz, ou 88% do volume que estava autorizada a comprar, pagando em média R$ 4,9982 por quilo, ao custo de R$ 1,316 bilhão.

O produto será entregue em unidades designadas pela estatal até 8 de setembro deste ano, espalhadas por várias regiões do país, e depositados nos armazéns e superintendências da Conab.

NO AR Top Hits
Pedro Alisson - 08:00 às 11:00